terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fibras Alimentares


Você sabia que as fibras encontradas nos alimentos tais como grãos, cereais, frutas e verduras auxiliam na prevenção a doença coronariana, a diabetes e a obesidade?

Vou explicar o mecanismo do porquê isso acontece. Os carboidratos refinados (açúcar branco, arroz branco, etc.) são digeridos rapidamente elevando o nível de glicose sangüínea. Consequentemente o pâncreas é recrutado para produzir insulina excessiva para poder regular a oscilação no índice glicêmico sangüíneo, isso acentua as concentrações plasmáticas elevadas de triacilglicerol e a síntese acelerada de gorduras. A ingestão sistemática desses alimentos pode acabar reduzindo a sensibilidade do organismo à insulina, tornando assim necessário cada vez mais insulina para controlar os níveis sangüíneos de açúcar. O diabetes tipo 2 resulta quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para regular a glicose sangüínea, acarretando sua elevação.

"Em contrapartida, as dietas ricas em fibras e com carboidratos de baixo índice glicêmico reduzem a glicose sangüínea e a resposta à insulina após comer, aprimoram os perfis dos lipídeos sangüíneos e aumentam a sensibilidade a insulina. A ingestão de alimentos contendo cereais integrais ricos em fibras também neutraliza a tendência para o aumento de peso entre indivíduos de meia idade, em comparação com a ingestão de alimentos com cereais refinados." (McArdle, 2007)

Além disso, as fibras auxiliam a função gastrintestinal de 3 formas:
1) atuando na limpeza das células da parede intestinal, através de uma ação de raspagem;
2) inibindo a atividade de substâncias químicas prejudiciais, ou até, diluindo-as; e
3) encurtando o tempo de trânsito para a passagem dos resíduos alimentares através do trato digestivo.

Por essas últimas funções citadas e outras mais, diversos estudos apontam as fibras como preventivas ao surgimento de diversos tipos de câncer.

Dica de saúde: Deve-se consumir entre 20 e 40g de fibras por dia segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Se o arroz, as massas ou o pão continuam sendo as fontes de carboidratos de escolha, convém consumi-los na forma não-refinada como arroz integral, massas de grãos integrais e pães feitos com múltiplos grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário