quinta-feira, 21 de julho de 2011

Condicionamento Físico

Bom dia!

Hoje falaremos um pouco sobre condicionamento físico. Mais o que é isso? Iniciaremos vendo o que o CDOF diz: "o conceito de "condicionamento físico" é muito amplo e por isso possui diversas definições. Os componetes de um bom condicionamento são: resistência cardiovascular, flexibilidade e força muscular. Além disso, existem fatores como alimentação, qualidade do sono e estilo de vida."

Sabemos que o condicionamento físico privilegiado de atletas é fruto de repetição sistemática de estímulos de determinada ordem ao organismo humano, a isso chamamos treinamento físico.

Cada modalidade esportiva exige certas aptidões físicas do praticante e é exatamente em cima dessas características que o preparador físico vai montar o plano de treino, visando melhorar o rendimento do sujeito. O preparador (ou educador) físico deve, através da aplicação de exercícios, aumentar a condição de desempenho naquelas aptidões físicas relacionadas ao esporte em questão.


O condicionamento físico é altamente instável. A medida que uma aptidão física é estimulada, aumenta-se o condicionamento físico para desempenhar aquela situação e quando paramos de treinar ou estimular o organismo para aquele feito, perdemos rapidamente aquela condição física antes obtida.

Com isso, podemos concluir que no esporte, o condicionamento físico é fruto do esforço planejado de um afim de obter uma vantagem competitiva e tão logo essa pessoa pare de treinar iniciará o processo de destreinamento, que fatalmente resultará em perda de desempenho esportivo.


Em caso de dúvidas, perguntar em forma de comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário