terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fibras Alimentares


Você sabia que as fibras encontradas nos alimentos tais como grãos, cereais, frutas e verduras auxiliam na prevenção a doença coronariana, a diabetes e a obesidade?

Vou explicar o mecanismo do porquê isso acontece. Os carboidratos refinados (açúcar branco, arroz branco, etc.) são digeridos rapidamente elevando o nível de glicose sangüínea. Consequentemente o pâncreas é recrutado para produzir insulina excessiva para poder regular a oscilação no índice glicêmico sangüíneo, isso acentua as concentrações plasmáticas elevadas de triacilglicerol e a síntese acelerada de gorduras. A ingestão sistemática desses alimentos pode acabar reduzindo a sensibilidade do organismo à insulina, tornando assim necessário cada vez mais insulina para controlar os níveis sangüíneos de açúcar. O diabetes tipo 2 resulta quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para regular a glicose sangüínea, acarretando sua elevação.

"Em contrapartida, as dietas ricas em fibras e com carboidratos de baixo índice glicêmico reduzem a glicose sangüínea e a resposta à insulina após comer, aprimoram os perfis dos lipídeos sangüíneos e aumentam a sensibilidade a insulina. A ingestão de alimentos contendo cereais integrais ricos em fibras também neutraliza a tendência para o aumento de peso entre indivíduos de meia idade, em comparação com a ingestão de alimentos com cereais refinados." (McArdle, 2007)

Além disso, as fibras auxiliam a função gastrintestinal de 3 formas:
1) atuando na limpeza das células da parede intestinal, através de uma ação de raspagem;
2) inibindo a atividade de substâncias químicas prejudiciais, ou até, diluindo-as; e
3) encurtando o tempo de trânsito para a passagem dos resíduos alimentares através do trato digestivo.

Por essas últimas funções citadas e outras mais, diversos estudos apontam as fibras como preventivas ao surgimento de diversos tipos de câncer.

Dica de saúde: Deve-se consumir entre 20 e 40g de fibras por dia segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Se o arroz, as massas ou o pão continuam sendo as fontes de carboidratos de escolha, convém consumi-los na forma não-refinada como arroz integral, massas de grãos integrais e pães feitos com múltiplos grãos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A liberdade é o nosso bem mais precioso!


O postulado da Gestalt é genial quando ensina:

"Você não existe para me agradar; eu não existo para lhe agradar. Se, apesar disso, agradarmo-nos mutuamente, poderemos conviver. Se não, seguiremos separados."

sábado, 4 de setembro de 2010

Projeto Social Dom Eudes Futebol Arte


Para quem não sabe, temos um projeto social (informal), aqui na agronômica, denominado Dom Eudes Futebol Arte.

Esta semana estrearemos na VIII edição da Floripa Cup, principal torneio de futebol 7 do estado de Santa Catarina. O primeiro confronto será contra a equipe do Floripa City, 4 de setembro, às 14H. O campeonato conta com a participação de 72 equipes, que são constituídas por uma média de 18 jogadores cada, ou seja, a Floripa Cup movimenta em torno de 1296 atletas, fora comissão técnica, torcida, organizadores do evento, seguranças, etc. É um evento de grande porte e que tem a duração total de quase 2 meses de campeonato por edição. São realizadas 2 edições por ano, sendo uma a cada semestre.

O Dom Eudes Futebol Arte é a criação de uma equipe para disputar campeonatos por parte de um grupo de amigos que residem no Condomínio Dom Eudes de Orleans e Bragança, e sempre batiam uma bola pelos campos do condomínio e de Florianópolis, as famosas peladas. Com o tempo, o projeto foi expandindo e hoje participam ativamente do clube gente da Agronômica, Centro, Trindade, Santa Monica, Coqueiros, Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Rio Tavares e Costeira do Pirajubaé. É mole?

O próximo passo será criarmos uma associação, uma pessoa jurídica, para poder continuar crescendo, abrir conta bancária, buscar parceiros, atrair verbas públicas e privadas, e dessa forma abranger mais pessoas para práticas salutares a saúde física e a integridade ética e de valores sociais e humanas.

Esse é o nosso foco, gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal através da prática esportiva, do respeito as regras, de relacionamento com o círculo social de forma ética, da responsabilidade, pontualidade, honestidade e seriedade.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lançamento do livro "Mãos à Obra", do autor Rodrigo De Bona


Foi realizado dia 27 de agosto, sexta-feira, o coquetel e noite autógrafos do livro " Mãos à Obra - Um Guia Prático para Publicação de Livros"

Nesta era moderna, globalizada e internetizada em que vivemos, muitos de nós temos nossos próprios blogs. Porém quantas pessoas você conhece que já publicaram algum livro?

Segundo De Bona, "O Guia Prático para Publicação de Livros foi totalmente produzido a fim de orientar o leitor no caminho rumo à edição de suas obras. Para tanto, detalha todas as etapas de criação, desenvolvimento, produção, revisões, supervisão e finalização, adotadas há décadas pelos profissionais do Método DeRose, instituição que já publicou mais de 50 títulos no período 2000-2010.

As fases expostas no livro aplicam-se também, em sua maioria, a todos os estudantes que necessitam elaborar suas teses acadêmicas, monografias e trabalhos de conclusão, em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou similares.

Este não é, portanto, uma guia sobre como escrever, mas sim sobre como publicar o que se escreve. Espero sinceramente que, a partir desta leitura, você fique muito motivado a exercitar a escrita e publique várias obras importantes".

Eu comprei um exemplar e gostei muito. A leitura é uma orientação prática, leve, completa e descomplicada. Gostei tanto, que comprei outro no dia seguinte para mandar ao meu tio David de presente, por correio, já que este mora em João Pessoa - PB. Meu tio escreveu um livro com bom conteúdo, porém, acredito que ainda possa melhorar a forma de sua obra.

Galera, o cara é meu amigo e a obra é muito boa, eu recomendo!

Confira algumas fotos do evento!